P Á G I N A S

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Sub-16 Femininos - Taça Nacional

1ª Jornada: Galitos/QueroImprimir 58 – Maia Basket 50 

Entrada com o pé direito na Taça, em jogo que controlámos o adversário e o resultado 
No Domingo, 17 de Fevereiro, efetuámos o jogo de estreia na Taça Nacional com a receção ao sempre “complicado e difícil” MaiaBasket. O adversário, 5º classificado do Distrital do Porto o que por si só já atesta a sua qualidade e a dificuldade que iríamos encontrar, é uma equipa que faz das transições rápidas e nos duelos do 1x1 os seus pontos fortes, carregando muito nos ressaltos e nas 2ªs bolas. 
O nosso objetivo passava primeiro por lutar pelo melhor resultado possível e como objetivo nesta Taça, passa também por esperar pelas primeiras jornadas, para ver onde nos situamos ao nível competitivo. 
O 1º período iniciou-se com ligeiro ascendente do Maia, até sensivelmente aos 5 minutos de jogo com 06-09. Após esta fase inicial de estudo do adversário, a equipa torna-se mais agressiva na pressão e consegue por intermédio de vários roubos de bola, fazer parcial de 07-00 e nunca mais deixou de comandar o jogo até ao seu final. O Maia pára o jogo e consegue novamente equilibra-lo, terminando a equipa o período com um parcial de 09-07 e triplo no último segundo, que nos deu a vantagem de 6 pontos. Neste período com 3/3 em CA, 4 roubos bola, 8/5 em LL, 13 ressaltos e nenhum ressalto ofensivo do adversário, tivemos uma produção equilibrada e intensa. 
No 2º período, a equipa teve o seu melhor período a nível defensivo, sofrendo somente 2 cestos de campo, e apesar de ofensivamente estar menos esclarecida, um parcial de 06-00, leva o jogo para os 11 pontos, que se mantiveram até ao intervalo. Curiosamente, estivemos menos bem no bloqueio defensivo e os 10 ressaltos perdidos não deram pontos ao Maia, as 7 perdas de bola também influenciaram o rendimento ofensivo. 
No reinício, alertou-se a equipa para o facto do nosso trabalho ainda não estar terminado e teríamos de estar preparadas para uma reação contrária. E não estivemos… Foi um período atípico. Começou com 00-05 e ficámos a 6 pontos e com o jogo relançado, respondemos com 08-02 e voltámos aos 12 pontos e o Maia responde com 00-06 e fazemos novamente 07-00 e voltou-se aos 13 pontos de vantagem. A equipa sempre que atingia uma vantagem tranquila relaxava e quando sentia o jogo em perigo reagia. Não havia necessidade de, por culpa própria, tornar o jogo interessante. 
No 4º período chegámos logo de inicio aos 14 pontos e as dificuldades face à zona contrária e à elevada estatura da sua 2ª linha, fez com que houvesse ligeiro ascendente contrário, apesar de termos criado boas situações e contrariado a zona com rápidas transições, mas tivemos muitas opções não adequadas e tomadas de decisão precipitadas que não soubemos aproveitar, bem como não jogar com o relógio, que revela alguma falta de matreirice e maturidade. 
A equipa acabou por vencer bem e merecidamente pois conseguiu estar na frente 35 minutos e dominar o jogo sempre com vantagens entre os 8 e 14 pontos. Tivemos assim um bom início de Taça e cumprindo o objetivo de começar bem em casa contra uma equipa que será seguramente uma das candidatas à presença na final e com atletas que estiveram presentes na final-four Nacional na época transata. 
Segue-se a longa deslocação a Vila Pouca de Aguiar no próximo sábado 23.Fevereiro às 21h, para defrontar o CTM Vila Pouca Aguiar, outra das equipas que começou vitoriosa na competição e a única que venceu fora. 
Obrigado a todos os presentes pelo apoio, foram fantásticos. 
Pelos Galitos… canta…canta…GALO 
Hélder Silva 
Parciais: 22-16; 12-06; 15-15; 09-13 
Marcha: 22-16; 34-22; 49-37; 58-50 

Galitos: Rafaela Reis (17); Mariana Limas (4); Rafaela Oliveira (12); Joana Cura (7); Tânia Costa (6); Alexandra Rosa (11); Sofia Garrucho; Joana Brandão; Diana Araújo; Ana Costa (1); Maria Folque e Francisca Lourenço.

Sem comentários:

Enviar um comentário