1ª Eliminatória: Maia 48 – Galitos/AAUAv 41
Jogo duro, boa capacidade de luta, resultado curto
No 1º jogo oficial da época deslocámo-nos ao terreno de um dos nossos adversários do campeonato para disputar a 1ª eliminatória da Taça de Portugal. Os jogos frente a equipas da AB Porto caracterizam-se pela grande agressividade e capacidade combativa das equipas locais e este não foi exceção. Sabíamos que iriamos encontrar uma equipa forte fisicamente e com um estilo de jogo bastante dinâmico.
Entrámos muito bem, defendendo com muita concentração e consistência. No ataque as coisas saiam bem e abrimos o marcador com 2 lançamentos triplos concretizados. Apesar deste bom arranque, a equipa da casa não se perturbou, reagiu bem e conseguiu um parcial de 11-0, colocando-se na frente por 8 pontos.
O 2º período caracterizou-se por um grande equilíbrio, com as defesas a superiorizarem-se aos ataques contribuindo para inúmeros lançamentos falhados e perdas de posse de bola para ambas as equipas. Esta fase do jogo resultou num parcial com poucos pontos marcados e num empate a 23 pontos ao intervalo.
No recomeço a equipa anfitriã entrou mais concentrada e determinada, aproveitando da melhor forma o nosso desacerto defensivo, a nossa debilidade na luta das tabelas e a nossa ineficácia ofensiva. Marcámos apenas 6 pontos neste período (!) e permitimos que a equipa adversária chegasse ao derradeiro período com uma vantagem de 7 pontos.
No último período procurámos corrigir os erros defensivos e apostar na maior velocidade das transições defesa-ataque. O arranque do período levou-nos a acreditar que estávamos no bom caminho, mas no momento em que estávamos com uma desvantagem de apenas 4 pontos e podíamos aproximar-nos no marcador acabámos por desperdiçar dois ataques consecutivos e deixámos novamente fugir o resultado para 7 pontos de diferença. Até ao final do jogo, apesar do enorme empenho de todos, a diferença pontual manteve-se e acabámos por não conseguir seguir em frente nesta competição.
Este foi um jogo típico de início de época, com inúmeras situações ofensivas desperdiçadas de parte a parte, culminando num resultado final baixo. Apesar de tudo, notou-se uma grande entrega ao jogo por parte de todas e alguns bons momentos de basquetebol. É altura de analisarmos os erros cometidos e começarmos a procurar as soluções para podermos melhorar.
Gostaria de deixar um agradecimento a todos os elementos da equipa por terem resolvido de forma tão eficiente alguns problemas logísticos com que nos deparámos neste arranque oficial.
Hugo Fernandes
Parciais: 15-15; 08-08; 13-06; 12-12
Marcha: 15-15; 23-23; 36-29; 48-41
Galitos: Mariana Pinto, catarina Martins (11), Rita Andrade, Inês Afonso (4), Sara Pinto, Maria Cristo (13), Raquel Gonçalves, Ana Martins (2), Raquel Soares, Joana Reis, Rita Vieira e Sara Morais (11).
Sem comentários:
Enviar um comentário