A nossa participação no Campeonato Nacional da 2ª Divisão começou com a visita à equipa bracarense. Depois de um resultado negativo no 1º jogo oficial da época (1ª eliminatória da Taça de Portugal) era muito importante conseguir uma exibição consistente e um resultado positivo para não deixar cair os níveis de confiança da equipa.
A equipa anfitriã apresentou um plantel maioritariamente constituído por jogadoras jovens e com um estilo de jogo desinibido, baseado em situações de 1x1 e rápidas transições defesa-ataque.
Preparados para uma intensidade de jogo elevada, entrámos com determinação e concentração, conseguindo surpreender a equipa da casa. Uma boa prestação defensiva aliada a boas opções no ataque permitiram-nos construir uma vantagem sólida no marcador. Após um começo com algum equilíbrio, um parcial de 15-00 levou-nos para o período seguinte com uma vantagem de 23 pontos.
No início do 2º período voltámos a estar muito bem defensiva e ofensivamente, aumentando a vantagem para 29 pontos. No entanto, a equipa do Braga não baixou os braços, reagiu bem e aproveitou o nosso relaxamento para voltar ao jogo e recuperar alguns pontos no marcador, tendo mesmo conseguido vencer o parcial deste período.
Os últimos 2 períodos caracterizaram-se sobretudo pelo equilíbrio, pelo aumento da intensidade do Braga e por um jogo mais desorganizado de parte a parte. As 2 equipas cometeram alguns erros defensivos e enveredaram por um jogo mais confuso, baseado em acções individuais, muitas vezes acabando em más opções.
A diferença no marcador manteve-se na casa dos 20 pontos até ao final, com excepção para o final do 3º período e início do 4º, em que a equipa da casa conseguiu reduzir a desvantagem até aos 16 pontos.
O jogo acabou por valer pela vitória e pelo excelente desempenho da equipa nos primeiros 15 minutos.
Ficou óbvia a receita para conseguir resultados positivos: consistência defensiva e transições defesa-ataque rápidas. Voltámos a estar menos bem na defesa da jogadora com bola e no ressalto defensivo. Aspetos que temos obrigação de melhorar no trabalho semanal.
É importante salientar a utilização de todas as jogadoras convocadas, com 8 a jogar mais de 15 minutos.
Gostaria de agradecer ao Hélder Silva e José Guerreiro pela colaboração nas sessões de treino na semana que antecedeu este jogo.
Uma palavra de agradecimento ao coordenador do clube, João Cura, ao Luís Oliveira e ao Alexandre Martins pelo apoio na deslocação a Braga.
Hugo Fernandes
Parciais: 09-32; 14-11; 21-22; 10-12Marcha: 09-32; 23-43; 44-65; 54-77
Galitos: Mariana Pinto; Catarina Martins (13); Rita Andrade (5); Inês Afonso (6); Maria Cristo (10); Raquel Gonçalves (4); Cláudia Conceição (1); Ana Martins (4); Raquel Soares (17); Joana Reis (4) e Sara Morais (13).
Sem comentários:
Enviar um comentário