Sempre a crescer e a melhorar…
Iniciámos a nossa participação neste torneio com algum receio, pois este ano a equipa é muito nova e inexperiente onde mais de metade iniciava a prática desportiva.
No início dos treinos em Setembro verificámos alguma disparidade dentro da equipa. Tínhamos 3 atletas (Joana Cura, Mariana Limas e Matilde Açafrão) que já tinham participado no campeonato de iniciadas e praticavam a modalidade à 3/4 anos e tínhamos mais uma que regressava depois de um afastamento da modalidade. Contávamos ainda 7 atletas sem qualquer experiência (Daniela Caldeira, Filipa Silva, Sofia Ribeiro, Mafalda Solá, Bárbara Lameiro, Ana Cabral e Lara Lemos) à qual se juntou mais 1 recentemente (Cassama Silva). A este leque juntamos ainda 5 atletas nascidas em 2000, com idade de mini (Margarida Cura, Mariana Gouveia, Carolina Tavares, Ana André e Cristiana Rosa). Este era o nosso grupo, o nosso ponto de partida. O que nos levantava uma interrogação, como iríamos construir uma equipa, criar espírito de grupo, melhorar as capacidades técnicas de todas e equilibrar os treinos para motivar as mais aptas, com maior experiência com aquelas que despontam agora para a modalidade? Podemos agora dizer que a importância das mais experientes foi fundamental para transmitir alguns conhecimentos e ser um exemplo dentro e fora de campo. Aos poucos aprendemos as regras do jogo, melhorámos a nossa atitude e confiança o que nos levou à aquisição de mais conhecimentos e maior à vontade no campo.
Especificamente o torneio inter-associações revelou-nos uma equipa com jogadoras mais confiantes e muito mais ativas e interventivas no jogo, a evolução foi muito positiva.
No início do torneio tínhamos algumas dúvidas quanto à diferença que poderíamos encontrar e aos resultados desnivelados que se poderiam verificar, agora temos a certeza que fizemos um bom torneio. Em 10 jogos disputados ganhamos 5 e perdemos 5 e excetuando o encontro com a equipa do Sangalhos, disputámos todos os resultados até aos últimos minutos. Ao longo deste torneio tivemos ainda algumas atletas lesionadas que não puderam dar o seu contributo à equipa, sempre importante.
Em conclusão podemos dizer que tivemos uma boa participação o que nos deixa motivadas e com a certeza de que temos de continuar a trabalhar para melhorar as nossas capacidades, para alcançarmos e atingir novos desafios e objetivos.
Sofia Pinho e Melo
Sem comentários:
Enviar um comentário