P Á G I N A S

domingo, 18 de março de 2012

Sub-18 Masculinos B - Taça Distrital

3ª Jornada: Sangalhos B 55 – Galitos/Fisiomanual 42

Segundo período decidiu
Após 2 vitórias nas 2 primeiras jornadas da Taça Distrital defrontámos o Sangalhos, a outra equipa que tal como nós também se encontrava ainda invicta. Infelizmente não conseguimos levar a melhor e somámos assim a nossa 1ª derrota. Tratou-se de um jogo na maior parte do tempo equilibrado à exceção do 2º período.
Entrámos bem, com uma boa atitude defensiva e com rápidas transições defesa ataque a permitir alguns cestos fáceis. A nossa agressividade valeu inclusive várias recuperações de bola, obrigando o adversário a acumular erros em ataque. O Sangalhos após uma paragem do tempo de jogo regressou mais agressivo, não melhorou muito mas conseguiu, agora com apatia da nossa parte, ganhar várias bolas divididas e fundamentalmente ressaltos ofensivos, equilibrando a partida e terminando o 1º período a perder por apenas 1 ponto (09-10).
O 2º período foi um autêntico apagão, mau demais para ser verdade. Só houve uma equipa em campo, estivemos quase 10 minutos a ver jogar. Passámos 7 minutos sem marcar qualquer ponto. E se em termos ofensivos foi um festival de bolas falhadas, na defesa não fomos melhores, consentimos de tudo. Apesar de várias trocas de jogadores e alternâncias defensivas foi sempre mais do mesmo. Só um jogador da equipa adversária neste quarto concretizou 13 pontos, isto apesar de ter tido 3 atletas diferentes a defendê-lo. Acabámos o período com os últimos 5 lançamentos de campo que fizemos sem que um único tivesse sequer acertado no aro (air ball). Concretizámos apenas 5 pontos contra 19 do adversário. Fomos para o intervalo a perder 28-15.
Na 2ª parte melhorámos bastante em relação ao período anterior. Outra agressividade, permitimos muito menos ações individuais, penetrações e ressaltos ofensivos. Conseguimos ir buscar o jogo e encostar por 3 vezes no marcador, mas aí voltámos a cometer erros infantis o que não nos permitiu passar para a frente. Falhámos uma bola debaixo do cesto, permitimos um ressalto ofensivo e fizemos uma falta para 2+1. Só temos a queixar-nos de nós próprios.
Depois de um péssimo 2º quarto andámos sempre atrás do prejuízo, soubemos tirar bom partido da zona press mas já não fomos a tempo, faltou-nos consistência. Voltámos a fazer péssimas percentagens de lançamento apesar da insistência no trabalho realizado durante a semana. Destaca-se pela negativa uns inacreditáveis 30% de lance livre com 6 em 20, 17% meia distância com 3 em 17 e 12% três pontos com 2 em 17. Voltámos a não conseguir suplantar a casa dos 40 pontos marcados o que é manifestamente pouco e dificulta em muito para que se consiga obter vitórias.
De positivo uma melhor coesão de grupo e melhor circulação de bola a proporcionar várias situações de lançamentos libertos, descobrindo o colega melhor posicionado para atirar ao cesto. Temos é de ser capazes de concretizar as situações de lançamentos fáceis que estamos a criar e melhorar as saídas para contra ataque com mais confiança e agressividade na hora de atacar o cesto, assim como melhorar o 1ª passe para acelerar a saída de bola.
Continuemos a trabalhar acreditando naquilo que fazemos durante a semana e sempre com o objetivo de sermos melhores a cada dia que passa.
Marcelo Azevedo / João Madureira
Parciais: 09-10; 19-05; 13-15; 14-12
Marcha: 09-10; 28-15; 41-30; 55-42

Galitos: Hugo Verde (4), Tomás Tavares (2), João Tavares, Emanuel Silva (22), Pedro Marçal (1), Bernardo Fernandes (3), Francisco Cacho (6), Miguel Sousa, Miguel Ferreira, João Carlos (2) e João Sérgio (2)

Sem comentários:

Enviar um comentário