Objetivo cumprido, com intermitência…
O objetivo definido para esta receção à equipa do Academia era continuar a aumentar a nossa eficiência ofensiva. Para o cumprirmos utilizamos durante a semana um conjunto de metodologias que queríamos colocar em campo neste jogo. No entanto, não podíamos de maneira nenhuma relaxar no nosso desempenho defensivo.
Entramos no 1º período a construir um bom desempenho ofensivo, fruto da pressão defensiva, rapidez a sair para o ataque e boas opções na hora de lançar ao cesto. Conseguimos um parcial de 16-0 que nos deixa confortavelmente na frente. Estávamos a cumprir o objetivo.
No 2º período, à semelhança da semana anterior, entrámos com menos solidariedade e a esquecermo-nos do objetivo traçado. Forçámos demasiado, tivemos jogadores preocupados durante 10 minutos com os “seus” pontos e não com os “nossos” pontos. Como consequência desunimo-nos na defesa e deixámos de ser intensos. O adversário responde com 16-0 e chega ao final da 1ª parte empatado.
Alerta ao egocentrismo revelado e o relembrar dos objetivos definidos, bem como da importância do empenho defensivo. Um 3º período com 6 minutos perto da perfeição não deixando o adversário jogar, boas leituras no contra-ataque e nas penetrações, eficácia no lançamento exterior. Somente 6 pontos sofridos.
No 4º período deixamos novamente de cumprir na defesa e no ataque. Mas principalmente tivemos dificuldades em parar as penetrações do adversário que nos coloca pressão e dificuldades, atingindo a diferença mínima de 69-64, e só um último minuto eficaz retira as duvidas do resultado.
Cumprimos o que traçámos para o jogo e mostrámos que estamos melhores, mas não podemos ser tão intermitentes, principalmente a nível mental. Precisamos de mais objetividade e rigor e menos egoísmo. Só mantendo as nossas coisas boas na defesa nos vai permitir trabalhar para subir degraus no desempenho ofensivo.
Luís Araújo
Parciais: 24-11; 11-24; 19-06; 19-23Marcha: 24-11; 35-35; 54-41; 73-64
Galitos: David Peralta (5), Tiago Almeida (7), Miguel Pina, Hugo Rangel (10), Pedro Mealha (8), José Troia (3), Luís Pina (26), Nuno Simões (10), Miguel Catarino (2), Luís Cupido, João Godinho e Vasco Peralta (1).
Sem comentários:
Enviar um comentário