Atitude defensiva e entrega ao jogo dita excelente vitória
Neste Domingo à tarde recebemos a visita do NCR Valongo. Esta equipa do Porto visitou-nos na condição de invicta, contando por vitórias todos os jogos realizados no Nacional. Trata-se de uma equipa jovem, muito aguerrida, muito alta e forte, composta na sua maioria pelas atletas que conquistaram no ano passado o Nacional de Sub-14.
O 1º período foi muito fraco a nível ofensivo por parte de ambas as equipas, muitos lançamentos falhados, as equipas na espectativa, e só um triplo do Valongo evitou que este período terminasse com números confrangedores, partindo nós para o período seguinte com 3 pontos de desvantagem.
No 2º período começou melhor o Valongo, que chegou à diferença máxima de 7 pontos. Sensivelmente a meio do parcial corrigimos defensivamente e a equipa uniu-se, defendendo muito bem, ganhando a luta dos ressaltos numa grande entreajuda, conseguindo sair para o ataque e ser objetiva na hora de atacar o cesto, pelo que com um parcial de 11-02, não só demos a volta ao jogo, como nunca mais saímos da liderança do mesmo. O intervalo chegou com uma vantagem de 3 pontos.
No reinício o equilíbrio manteve-se, com as defesas a serem superiores aos ataques e após estarmos com 2 pontos à maior, seguiu-se um final de período decisivo para o jogo, com um parcial de 07-02 fruto de um triplo e de dois 2ºs lançamentos após ressalto ofensivo, ganhando vantagem de 7 pontos.
No último período gerimos bem o jogo, chegámos aos 10 pontos e terminámos em alta, numa fase de desespero contrário, em que conseguimos contrariar os diversos tipos de defesa adotada pelo Valongo: hxh, zona 2x1x2 e box and one. A equipa soube ser paciente, jogou com o relógio, não se precipitando, sendo que umas das razões para a fraca pontuação do jogo, esteve também na forma coesa como defendemos, caindo o Valongo várias vezes nos 24s e nós fazendo circular a bola durante o máximo de tempo possível no ataque, selecionando a opção correta para finalizar.
Triunfo justo da nossa EQUIPA, numa semana emocionalmente difícil. Várias ilações tiramos seguramente deste jogo. Tais como, a nossa posição poderia ser outra nesta altura, podemos nos bater de igual para igual com as melhores equipas do Porto e por consequência podemos e devemos ser mais ambiciosas. Mas a maior lição a tirar deste jogo tem a ver com a postura de todas, nos treinos, antes e durante os jogos, porque equipa ou grupo, tem como sinónimo: um conjunto de elementos que se une em torno de objetivo ou de um ideal e neste jogo todas sentiram que apesar das diferenças pessoais, nada é superior ao concretizar de um objetivo comum a todas.
Agora temos de continuar a cimentar durante a semana estas ideias, forma de estar e de ser, para a visita difícil a Guimarães para defrontar o histórico Vitória Guimarães, no domingo, dia 18.
Pelos Galitos… canta…canta…GALO
Hélder Silva
Parciais: 04-07; 18-12; 11-07; 09-07Marcha: 04-07; 22-19; 33-26; 42-33
Sem comentários:
Enviar um comentário