P Á G I N A S

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Sub-18 Masculinos B - 2ª Fase

6ª Jornada: Galitos /Fisiomanual 87 – Beira-Mar 34

Sem dar hipótese…
Fizemos em casa contra o Beira-mar o último jogo desta 2ª fase e claramente que não poderíamos ter terminado melhor. Esta foi a 2ª vez que defrontámos este adversário, na 1ª vencemos por 10 pontos (59-69) com um jogo muito mau conseguido. Quem viu este encontro não diria que esta nossa equipa seria a mesma do jogo da 1ª volta.
Hoje quisemos jogar basquete, viemos com vontade de trabalhar, de fazer o que se pede, de ouvir mais do que de falar e de provar a nossa superioridade dentro do campo que é onde o devemos fazer sempre. Uma atitude defensiva na maior parte do jogo a roçar a perfeição excetuando uma ou outra distração perfeitamente normal quando a diferença pontual se torna tão dilatada.
Combinámos que a estratégia para este jogo passaria por entrar em campo muito concentrados, pressionando ao máximo o adversário, construindo uma vitória baseada na defesa. Os atletas conseguiram interpreta-la no 1º período na perfeição onde limitaram o adversário a apenas 5 pontos marcados.
O 2º período trouxe mais do mesmo, excelente atitude defensiva, boas saídas em transição a permitir finalizações fáceis. Jogámos na 1ª parte com todos os atletas disponíveis e o nosso equilíbrio competitivo foi sempre o mesmo, sem que se tenha notado qualquer alteração na qualidade do nosso jogo face à atitude que todos colocaram em campo. Conseguimos ter o jogo resolvido ao intervalo, 41-14.
A 2ª parte não trouxe nada de novo, conseguimos manter a mesma concentração, excepto uma ou outra distração principalmente no fim do 3º período, altura até à qual o Beira-mar ainda não tinha marcado qualquer ponto e conseguiu marcar os seus 10 pontos quase seguidos. De resto sempre a mesma coesão coletiva ao longo de toda a 2ª parte, a defender bem, a soltar a bola para o contra-ataque e a sermos coletivos e solidários no ataque de posição. Ganhámos o 3º período por 22-10 e o 4º período por 24-10, terminando o jogo com 53 pontos à maior, 87-34.
Efetivamente éramos favoritos e somos neste momento superiores ao adversário, mas na 1ª volta também o éramos e até talvez mais do que se pensaria agora. A diferença esteve na vontade que pusemos no campo, no acreditar naquilo que se pede e se treina. O objetivo maior do jogo é que nos consigamos divertir com o mesmo, que tenhamos prazer em jogar e isso hoje foi claramente conseguido, não só pela vitória, porque já ganhámos outros jogos e não nos conseguimos divertir como hoje.
Parabéns a todos os atletas que hoje souberam interpretar na perfeição aquilo que lhes foi pedido sem que nunca tenham dado hipótese ao adversário de sequer pensar na hipótese de discutir o jogo.
Marcelo Azevedo / João Madureira
Parciais: 20-05; 21-09; 22-10; 24-10
Marcha: 20-05; 41-14; 63-24; 87-34

Galitos: Hugo Verde (17), Tomás Tavares (6), João Tavares (4), Emanuel Silva (14), Pedro Marçal (5), Bernardo Fernandes (9), Francisco Cacho (7), Miguel Sousa (4), Francisco Mata, Alexandre Oliveira (11) e João Sérgio (10).

Sem comentários:

Enviar um comentário