P Á G I N A S

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Sub-16 Femininos - Grupo Nacional

1ªJornada: Illiabum 38 - Galitos/Hello Aveiro 45


Inconsistência no jogo compensada pela atitude final …valeu pelo resultado
Neste sábado à noite efectuámos o 1º jogo do Grupo Nacional, frente a um adversário que bem conhecíamos e que à 3 semanas atrás tínhamos vencido por 17 pontos. Era importante começar a vencer fora e conquistar pontos.
Começando com um parcial de 05-00, nada fazia prever o que se seguiria. Muito nervosas ofensivamente, sem soluções e falhando cestos feitos, só se converteu mais 4 pontos, apesar de estarmos bem defensivamente, pois só consentimos 2 cestos de campo, acabando com o castigo de terminar o período com 2 pontos de vantagem.
No 2º período, entrámos pior, sofrendo 02-13, tudo nos saía mal, o jogo tornou-se demasiado físico e só nos últimos 2 minutos fomos iguais a nós próprias, com 09-03 e só sofrendo de lance livre.
E fomos para intervalo, carregadas de faltas, e psicologicamente afectadas pelo mau desempenho, pelo que tudo teria de ser diferente na 2ª parte.
No reinício, a única alteração teve a ver com a atitude, porque dentro de campo, o que sobrava na vontade de defender e recuperar a bola, faltava no discernimento na procura das melhores opções de lançamento, ditando a incrível marca de 2 cestos de campo para cada equipa e só tendo recuperado 1 ponto da desvantagem trazida do intervalo.
No último período, mantivemos a nossa ineficácia e sofrendo 2 triplos, nada de bom se adivinhava, o jogo tornou-se numa bomba relógio, com quezílias individuais, faltas duplas e técnicas, retirando ritmo ao jogo. Estando a 1,30m a perder por 2 pontos (36-38), empatámos o jogo a 38 com 2 LL convertidos, e aí sentimos pela atitude defensiva, que teríamos a nossa hipótese de ser felizes. O último minuto foi dramático e espelhou para o futuro a vontade da equipa em vencer. A 50s recuperámos a bola, convertemos um triplo dando vantagem de 3 pontos, nova recuperação a 30s com lançamento exterior passando a 5 pontos de vantagem, e perante ao nervosismo e perda bola contrária, jogámos com o relógio, mas ainda a tempo de a 1s converter novo lançamento exterior.
Foi um jogo para alertar sobre a dificuldade, intensidade e necessidade de concentração do que serão todos os jogos desta fase da competição. O sucesso só existirá se corrermos mais, saltarmos mais, defendermos melhor, se abordarmos o treino como se de um jogo se tratasse e sobretudo se formos mais inteligentes.
Existe uma diferença grande entre o parecer e o ser.
Obrigado a todos os presentes e aos pais e amigos pelo forte apoio, vocês também sofreram por fora quanto nós, por esta vitória.
Por fim, as equipas também se constroem com estes momentos.
Segue-se a 2ª Jornada, sábado 12 no nosso pavilhão com o Gafanha às 15h00.
Pelos Galitos… canta…canta…GALO
Hélder Silva

Parciais: 07-09; 16-11; 05-07; 10-18
Marcha: 07-09; 23-20; 28-27; 38-45

Galitos: Mariana Morais (15); Bruna Pires (3); Mariana Oliveira (2); Deborah Viaud (2); Rafaela Reis (4); Alexandra Rosa (7); Adriana Ramos (8); Inês Araújo (2); Angélica Mendes (2) e Bárbara Vitória.


1 comentário: