P Á G I N A S

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Sub-16 Masculinos B - 1ª Fase

1ª Jornada: Illiabum B 59 – Galitos B/Hello Fagor 54


Boa atitude… estamos a começar… temos muito trabalho pela frente
Naquele que foi o nosso primeiro jogo da época 2011/12, os objectivos definidos passavam por colocar em prática todo o trabalho que temos vindo a desenvolver desde o início da época, nomeadamente sermos mais ofensivos, procurando que todos os atletas joguem situações de 1x1, que a defesa fosse muito agressiva, pressionando constantemente a equipa adversária e jogar com intensidade, com aposta clara em transições rápidas e no contra ataque.
No entanto não entrámos no jogo com a atitude e a postura que pretendíamos. Algo nervosos e apáticos os nossos jogadores não conseguiam por em prática o que lhes fora solicitado. Pouco a pouco, “fomos entrando” no jogo, terminando o 1º período empatados 09-09. No 2º período melhorámos bastante, fomos mais agressivos, demonstrámos mais qualidade em termos ofensivos, terminando a 1ª parte a vencer por 20-25.
A entrada na 2ª parte foi desastrosa, fomos pouco agressivos defensivamente, sendo facilmente “batidos” em penetrações e falhando muito no aspecto do bloqueio/ressalto defensivo. Assim, permitimos ao adversário fazer um parcial inicial de 07-00, moralizando-o para o resto do jogo. O resultado do final do 3º período era de 41-32 a favor da equipa da casa. Na entrada para o último e derradeiro período tentámos corrigir alguns pormenores, mas acima de tudo moralizar os jogadores, fazendo com que eles acreditassem que tinham capacidades para melhorar e dar a volta ao resultado. O início do 4º período foi muito equilibrado, com a nossa equipa a demonstrar melhorias em termos de agressividade defensiva. No entanto, face a alguns dos nossos atletas mais altos já terem sido excluídos com 5 faltas continuávamos com inúmeras dificuldades na luta das tabelas, face à elevada estatura de 2 atletas do Illiabum. A 5 minutos do fim do jogo, o resultado era de 50-38. Após um desconto de tempo da nossa parte, apelámos a que todos dessem o máximo, pois tínhamos consciência que ainda seria possível discutir o jogo até ao fim. E assim foi…no recomeço do jogo entrámos com uma atitude excelente, demonstrando uma enorme entrega ao jogo e um forte espírito de equipa. Conseguimos fazer um parcial de 00-13, passando para a frente do marcador, 50-51, com poucos minutos para jogar. O resultado foi discutido até ao último segundo com a equipa adversária a ser mais feliz nos instantes finais do jogo.
Face à atitude que demonstrámos nos 40 minutos merecíamos claramente melhor sorte, mas o jogo de basket é mesmo assim, e estes jogos equilibrados e estas derrotas fazem parte do caminho de evolução de uma equipa, e só nos tem que fazer melhorar daqui para a frente. Realço como nota positiva deste jogo o espírito de sacrifício, a entrega e a garra que colocamos em campo. Lutámos com todas as nossas forças até ao último segundo pela vitória. Só assim vamos conseguir melhorar e evoluir, que é o nosso objectivo.
Alguns dos aspectos que temos de melhorar é de aumentar os nossos níveis de concentração no jogo, como por exemplo não fazer uma percentagem tão baixa de lances livres (9/34), nem permitir ao adversário uma diferença pontual tão grande só em 10 minutos (3º período 21-07).
Parabéns a todos os atletas sem excepção pela atitude demonstrada quer dentro de campo, quer no banco a apoiar a equipa. Agradecemos também a presença de alguns pais e familiares que sempre apoiaram a equipa.
                                                                                                                     André Leitão
Parciais: 09-09; 11-16; 21-07; 18-22
Marcha: 09-09; 20-25; 41-32; 59-54

Galitos: Tiago Sá (2); Rogério Ratola (1); Leonardo Matias (2); Nuno Lemos (2); Diogo Santos (4); Francisco Pinheiro (8); Ruben Costa (26); João Teixeira (3); Manuel Santos (6); Pedro Meireles; Roberto Martins e Bruno Soares.

Sem comentários:

Enviar um comentário