Um bom teste depois das primeiras semanas de trabalho
Após as três primeiras semanas de treinos interessava fazer um diagnóstico do estado da equipa, sobretudo ao nível físico e mental. Ainda sem grande preocupação com questões tácticas, os grandes objectivos para este jogo centravam-se na avaliação do desempenho físico e da atitude. Este era um jogo exigente por vários motivos: (1) a equipa do Calvão é experiente e disputa a 1ª divisão; (2) é uma equipa que apresenta várias atletas com grande estatura e envergadura; (3) utilizam com frequência defesas pressionantes. Embora conhecedores destas características não alterámos a nossa forma de trabalhar nem preparámos nada diferente para este jogo.
Todos os períodos decorreram de forma semelhante, com a equipa de Calvão a dominar as tabelas (29 ressaltos ofensivos!) e a conseguir muitos pontos através de segundo lançamento (22!). Torna-se fácil perceber melhor a marcha do marcador se adicionarmos outros números esclarecedores: 31 perdas de bola (resultantes sobretudo de maus passes ou recepções), 9/31 lançamentos de 2 pontos (29%, dos quais 6/13 lançamentos debaixo do cesto e 0/3 contra-ataques), 3/12 lançamentos de 3 pontos (25%).
Apesar dos números estatísticos, a equipa apresentou boas indicações relativamente à condição física e à forma como encarou o jogo. A boa atitude e a forma de jogar dando relevância às acções colectivas em detrimento de individualismos deixaram uma boa impressão. Esta prestação resulta claramente do excelente ambiente de equipa e do bom trabalho realizado pelas jogadoras nestas primeiras semanas de treino. A forma como as novas jogadoras se adaptaram à equipa também se mostrou fundamental para a coesão do grupo.
De salientar que foram utilizadas 14 jogadoras e que o tempo mínimo de jogo foi de 6 minutos. A equipa não pôde contar com a participação da Maria Cristo, da Tânia Santos e da Diana Marques, todas ausentes por lesão, mas, apesar dessa contrariedade, não deixaram de colaborar com a equipa na logística do jogo e no apoio às colegas.
Hugo Fernandes
Parciais: 09-15; 09-16; 05-13; 09-12
Marcha: 09-15; 18-31; 23-44; 32-56
Galitos: Manuela Oliveira (4); Teresa Oliveira; Sofia Cotton; Daniela Ramos (7); Inês Afonso; Joana Reis; Rita Pires (2); Cláudia Conceição (3); Andreia Migueis; Sara Pinto (2); Andrea Albuquerque; Raquel Soares (8); Sara Morais (4) e Ana Samy (2)
Sem comentários:
Enviar um comentário