Estamos claramente melhor
Nesta 4ª fase voltámos a defrontar adversários conhecidos: GD Gafanha, AD Vagos e ACR Vale de Cambra.
Após a pausa pascal, onde realizámos jogos - treinos que revelaram de forma grave as nossas carências a nível da agressividade defensiva e da objectividade no ataque, foi nesses dois aspectos que baseamos o nosso trabalho. Os exercícios de agressividade passaram a dominar o nosso dia-a-dia no treino, bem como o trabalho de 1x1 ofensivo sempre com a procura de ultrapassar o adversário rapidamente.
Ao fim desta fase e destes 2 meses de trabalho, com objectivos claramente cumpridos que se traduziram num bom trabalho durante os jogos, uma equipa com mais personalidade, jogadores mais agressivos e com consistência nas acções, penso que nos conseguimos superar. Obviamente que a melhoria clara da assiduidade e a menor incidência de episódios de lesões contribuiu para melhorarmos a coesão do trabalho diário que se traduziu numa evolução mais regular.
De destacar a integração de novos jogadores nesta fase que nunca tiveram contacto com o basquetebol e conseguimos com facilidade colocá-los em jogo a realizar acções simples. Além disso devemos destacar o equilíbrio conseguido na distribuição do tempo de jogo onde os jogadores com menos tempo de jogo jogaram uma média de 14 minutos por partida. Nesta fase foram utilizados 15 atletas, sendo que 7 estiveram em todos os jogos e nunca ninguém ficou de fora por opção.
Concluindo estamos muito satisfeitos com a evolução global da equipa, trabalhámos muito ao longo de todo o ano, mudámos hábitos e mentalidades, evoluímos ao nível técnico e na atitude defensiva. Aprendemos a jogar. Como tem sido reforçado junto dos jogadores este trabalho não pode ser desperdiçado e na transição para a próxima época não podemos esquecer as lições que tivemos este ano, no treino e no jogo, no campo e no banco, com o treinador, árbitros, adversários e colegas. Temos de fazer todo este caminho valer a pena…
Luís Araújo
Sem comentários:
Enviar um comentário