P Á G I N A S

domingo, 24 de outubro de 2010

Sub-16 Femininos - 1ª Fase

5ª Jornada: Galitos 39 – Sanjoanense 52

Parabéns por nunca deixarem de lutar
O maior elogio que poderíamos ter veio do adversário, pelo respeito que teve por nós e pelo futuro risonho que poderemos ambicionar se continuarmos a trabalhar com afinco diariamente.
Este jogo foi uma réplica do de S.J. Madeira, entrámos outra vez muito mal no jogo, perdendo inúmeras oportunidades de pontuar e vir para a frente, já que defensivamente estivemos fortes e agressivas. Terminámos o 1º período com 10 pontos de diferença (4-14). A partir daqui foi sempre a lutar até final pelo melhor resultado, com um desgaste psicológico enorme, pela necessidade de vencer e os lançamentos a não entrarem. Fomos para o intervalo com 14 pontos para recuperar (16-30).
Os 3º e 4º períodos foram de um equilíbrio constante (3º: 11-11) e (4º: 12-11) e o melhor que conseguimos foi terminar com a mesma diferença do 1º jogo: 13 pontos, no entanto depois de ter estado a perder por 18 pontos ainda fomos no 4º período aos 8 pontos, provando a garra desta equipa.
Não é fácil, nem previsível vencer jogos, quando não concretizamos 6 contra ataques isoladas, lançamentos curtos com 26% de eficácia (49-13), converter apenas 1 lançamento médio e 0 em 6 de 3 pts, bem como 6 LL em 25, e do outro lado temos uma equipa que converte 3 triplos e outros lançamentos exteriores e o dobro dos LL, bem como uma jogadora que não conseguimos parar com 24 pts (dos 102 pts sofridos com a ADS, anotou 44).
Quero com isto dizer que o treinador é o responsável por não ter sido capaz de eliminar atempadamente estas lacunas, mas vamos a tempo para outras conquistas. Parabéns aos apurados e nós ficámos somente a 4 pontos deste apuramento (se a ADS vencer o Esgueira no ultimo jogo).
Agora temos o objectivo definido: trabalhar muito para vencer todos os jogos da próxima fase para nos apurarmos para o Torneio Inter-Associações e aqui lutar para tentar surpreender.
Um ponto de reflexão: o desenvolvimento do basquetebol passa pela for-mação, no ensinamento dos conceitos básicos do jogo por parte de todos os intervenientes no mesmo. O investimento dos clubes é enorme e a experiência cognitiva não se adquire em 1 ou 2 anos. Para os nossos jovens terem sucesso, devem estar os melhores ou mais capazes junto deles. Imaginaríamos estas equipas de hoje à noite serem treinadas por jovens de 16 ou 17 anos???
Respeitar e merecer ser respeitado, educar e ser educado, formar e ser formado, não se aprende, adquire-se ao longo da vida.
Obrigado ao apoio constante dos pais, amigos e colegas “galináceos”.
Hélder Silva
Parciais: 04-14; 12-16; 11-11; 12-11
Marcha: 04-14; 16-30; 27-41; 39-52

Galitos: Joana Tavares (8), Bruna Pires (4), Mariana Oliveira (8), Catarina Pereira, Maria Morais, Maria Inês Ferreira (2), Adriana Ramos (6), Vanessa Marieiro (3), Inês Araújo (4), Angélica Mendes, Ana Isabel Gomes e Bárbara Vitória (4).

1 comentário:

  1. Da guerra que é a Vida...esta foi mais uma batalha. Pela forma omo Lutaram e pelo querer que demonstraram em virar o rumo dos acontecimentos, mereceis os maiores elogios.
    Parabens...
    É e será sempre um previlégio assistir ao vosso desempemho.
    PARABENS...Sois umas Vencedoras

    ResponderEliminar