P Á G I N A S

terça-feira, 8 de junho de 2010

Seniores Femininos - Resumo da 1ª Fase

Época de Sonho


Com uma preparação longa onde organizámos 2 Torneios e realizámos diversos jogos treino, a 1ª fase do campeonato iniciou-se no inicio de Novembro em casa frente à organizada equipa da PT Coimbra. Vencemos claramente e por números algo exagerados para um jogo que esteve sempre equilibrado.
As primeiras jornadas adivinhavam-se difíceis pois defrontávamos 3 clubes com larga experiência nesta divisão.
Seguiu-se a difícil deslocação a Tondela em dia de temporal, onde tivemos o jogo mais difícil desta fase. Começámos o jogo a perder e foi o único em que isso aconteceu, mas com uma forte reacção acabámos por vencer novamente por números exagerados, mas claramente com mérito.
A partir deste momento começámos a sonhar mais alto…
Apareceu entretanto o 1º apuramento do campeonato universitário onde a maioria das atletas participaram também e onde realizámos um excelente torneio de apuramento. Fomos à final e perdemos apenas com o campeão em título.
Regressados ao Campeonato Nacional da 2ª Divisão realizámos mais 5 Jor-nadas vencendo-as todas de forma clara, sendo o jogo contra o Esgueira, aquele que vencemos pela menor diferença pontual (15 pontos).
Claramente o jogo com o Tondela deu-nos outro alento ao campeonato e atravessávamos nesta altura a nossa melhor fase. Coincidindo a mesma com a recepção ao Torres Novas da 1ª Divisão para o jogo da Taça de Portugal.
Foi um jogo extremamente emotivo, bem disputado e a saborosa vitória sorriu-nos já no fim da partida contra uma equipa que acabou de subir à Liga.
Esta vitória soube bem mas também trouxe algum excesso de confiança, algum relaxamento no trabalho e os resultados reflectiram isso mesmo.
Fomos a Oliveira de Azeméis e depois de uma entrada fulgurante compli-cámos o que era fácil ganhando por poucos pontos um jogo claramente aces-sível.
A 2ª volta começa mas desta feita com o ACERT em casa e desta vez lide-rámos de forma clara logo desde o inicio da partida embora já se notasse algum abaixamento no rendimento colectivo.
Nesta fase em que se notava um abaixamento de forma e algum excesso de confiança, não veio na melhor altura nova eliminatória da Taça de Portugal. Perdemos contra uma equipa da 1ª Divisão mas que estava ao nosso alcance pois realizamos um jogo com fraca eficácia ofensiva e pouca concentração defensiva.
Como um mal nunca vem só, logo de seguida realizamos o 2º Torneio de apuramento universitário e após uma fase de grupos extremamente fácil voltámos a realizar um mau jogo nas meias-finais. Após estarmos a vencer quase todo o jogo acabámos por perder, desta feita contra a Universidade do Porto, equipa que tínhamos vencido no 1º Torneio de apuramento.
Após esta fase menos boa soubemos reagir e logo nesse fim-de-semana vence a equipa 2ª classificada do Campeonato Nacional, o Esgueira e praticamente carimbámos o passaporte para a Fase Final Nacional. A partir daqui mar-cámos um novo objectivo que seria terminar esta fase sem derrotas.
Com mais ou menos dificuldade, jogando melhor ou pior, acabámos por vencer todos os jogos até ao fim desta fase cumprindo claramente os objec-tivos. Tudo o que conseguíssemos daqui para a frente seriam só ganhos pois foi uma época de sonho e nada poderá apagar isso.
Mal terminou esta fase participamos na final do campeonato Universitário.
Depois de ficar em 2º na fase de grupos perdendo novamente e de forma clara com o campeão em título, realizámos uma meia-final espectacular classificando-nos para a final após alguns anos sem marcar presença no derradeiro jogo. Estaríamos novamente nos momentos das decisões.
Realizamos uma final magnífica, num pavilhão com muito público. O jogo foi muito bom, com ambas as equipas a lutarem até á exaustão para garantir o título nacional e respectivo apuramento para o Campeonato Europeu Universitário. Acabámos por perder por 7 pontos contra uma equipa fisica-mente mais forte e mais experiente mas temos a consciência que deixámos tudo dentro de campo e que continuaremos a lutar pelo título novamente nos próximos anos.
Ricardo Brito


Classificação




Equipa

J

V

D

M

S

D

Pontos

Galitos /AAUAv

16

16

0

1077

701

376

32

Esgueira

16

11

5

1037

799

238

27

PT Coimbra

16

11

5

1000

847

153

27

ACERT

16

10

6

962

915

47

26

UD Oliveirense

16

8

8

831

824

7

24

Beira-Mar

16

8

8

881

880

1

24

Académica

16

5

11

803

855

-52

21

GICA

16

3

13

767

1111

-344

19

Lousanense

16

0

16

595

1021

-426

16


Sem comentários:

Enviar um comentário