P Á G I N A S

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Cadetes Femininos - Campeonato Regional - 2ª Fase

3ª Jornada: Sangalhos 61 – Galitos 62

“Impróprio para Cardíacos…”.
Num jogo cheio de expectativas a equipa revelou um certo nervosismo na entrada para os balneários.
As razões para a intranquilidade eram várias. O facto da equipa ainda não ter conseguido uma vitória e a ausência da sua treinadora eram as principais razões.
Foi preciso “desmontar” estes pensamentos negativos, ansiedade, aumentar-lhes os níveis de autoconfiança antes do jogo e lembrar-lhes que quando existem algumas limitações técnicas, a defesa agressiva é um aspecto que nos pode ajudar na procura do sucesso.
No início do jogo começamos por ganhar alguma vantagem (5-14), que se mantinha no final do primeiro tempo (23-27). É certo que durante este período, roubamos e recuperamos algumas das muitas bolas perdidas e conseguimos transforma-las em cesto. No entanto a nosso jogo não era consistente, alternando períodos defensivamente fortes, com outros menos fortes aliados a muitas perdas de bola (18) e a um número reduzido de assistências (3).
Na 2ª parte a defesa piorou e o Sangalhos acabou por recuperar a desvantagem. Desde então não conseguimos mais vantagens significativas e passamos a ter um jogo equilibradíssimo.
Com uma grande rotatividade de jogadoras, tentamos dar tempo de jogo a todas e ao mesmo tempo fazer com que o tempo que tivessem em jogo, dessem o máximo, até ao limite.
Com este equilíbrio o Sangalhos consegui 4 pontos decisivos nos últimos segundos o que nos colocou numa posição difícil de, a 16 segundos do final do encontro, estarmos com uma desvantagem de um 1 (61-60).
A última jogada foi incrível, com o tempo a correr contra nós. A Sara lança um triplo e falha, ganhamos o ressalto e voltamos a falhar, a Renata volta a ganhar o ressalto e lança com o com o tempo de jogo a terminar com a bola na sua trajectória para o cesto e … ENTROU, GANHAMOS!!! 61-62.
Esta equipa de cadetes tem potencial humano e técnico, até porque na sua grande maioria é constituída por atletas iniciadas e cadetes de primeiro ano. È necessário trabalhar algumas lacunas técnicas, quer defensivamente, quer ofensivamente. Estas jogadoras cometem alguns erros defensivos e revelam uma grande falta de concentração e de espírito de equipa. Parafraseando o comentário final de uma das jogadoras mais velhas, “parece que dentro de campo ninguém se conhece…”.
Se acreditarem no vosso trabalho e com espírito de sacrifício, podem ultrapassar esta fase e ser muito melhores jogadoras de basquetebol e construir uma equipa forte e coesa. É necessário ir treinar para além de ir ao treino…
PARABÉNS MENINAS!
Miguel Coelho
Parciais: 05-14; 18-13; 19-18; 19-17
Marcha: 05-14; 23-27; 42-45; 61-62

Galitos: Joana Tavares (2), Renata (18), Mariana Oliveira (1), Catarina Pereira, Sara Solá (4), Maria Inês (2), Maria Vasconcelos (6), Jéssica Miranda (2), Beatriz Beer (8), Inês Vieira, Joana Carvalho, Lia Delgado (17).

Sem comentários:

Enviar um comentário