13ª Jornada: Galitos/KNOCK OUT, 62 – CLIP, 56
Vitória do acreditar
Atravessamos um momento difícil na época, onde não estamos a conseguir jogar ao nosso nível e estamos a acusar muito as últimas derrotas. Temos jogado de forma ansiosa e nervosa sem necessidade. Finalmente tivemos uma semana “normal” para treinar e recuperar energias e temos a ambição de vencer o último jogo em casa da época.
A 1ª parte foi equilibrada, mas fomos cometendo erros defensivos que nos penalizaram muito. Em termos ofensivos estivemos coletivas e dinâmicas, mas nem sempre eficazes. Ao intervalo perdíamos por 4 pts mas com a sensação que faltava apenas um bocadinho para virar o marcador.
O regresso do balneário foi mau, deixámos a equipa adversária construir uma vantagem de 13 pts. Deixámos de defender de forma consistente e começamos a individualizar as nossas ações.
Fomos com 10 pts de atraso para o último período e com a sensação que o jogo estava perdido, mas começámos a acreditar nas nossas capacidades, finalmente começamos a cumprir o plano de jogo e fizemos um último quarto de grande nível, vencendo o parcial por 16 pts de diferença.
Nesta fase defendemos com muita agressividade e intensidade, paramos as penetrações, fechamos os tiros abertos e não deixámos a base adversária jogar no ritmo que queria nem controlar o jogo. Aliado a esta grande defesa começamos a meter a bola no cesto com consistência, através da boa dinâmica ofensiva e fruto de muitos contra-ataques que fizemos.
As oponentes perturbaram-se e nós aproveitamos para aguentar o marcador a nosso favor.
Foi uma vitória de raça e de acreditar, confiamos nas nossas capacidades e respeitamos o plano de jogo traçado pelo treinador. Tantas vezes nesta época e nesta competição chegámos ao último parcial para vencer o jogo e não conseguimos, mas desta vez tivemos a capacidade de sofrer e a capacidade de concentração para cumprir tarefas.
Parabéns a vocês, foi uma vitória merecida que num certo momento do jogo parecia impossível, esta vitória já nos fugiu em muitos outras situações, mas hoje deram uma grande resposta como equipa!!!
Temos mais um grande desafio para a semana, vamos a São João da Madeira disputar a vaga de Aveiro, temos responsabilidade e queremos desempatar os jogos com a Sanjoanense!!!
Luís Oliveira
Parciais: 08-14; 16-14; 12-18; 26-10
Marcha: 08-14; 24-28; 36-46; 62-56
Galitos: Margarida Abrantes; Luzia Ferreira; Sara Santos; Francisca Lemos; Beatriz Marques; Catarina Wilson; Ana Ferreira; Ana Urbano; Renata Santos; Ana Pedro Oliveira; Mariana Brites e Maria Tavares.