3ª Jornada: Clube Camões, 45 - Galitos/ERGOVISÃO, 108
Jogar de forma displicente…
No 2º jogo do fim-de-semana e depois de termos pernoitado na Guarda não entrámos em campo com a mesma atitude e predisposição da véspera e, apesar de termos vencido por números expressivos, não conseguimos jogar ao mesmo nível do dia anterior.
Não estivemos intensas nem concentradas na defesa e no ataque fomos displicentes e pouco eficazes na hora de lançar ao cesto.
Temos de ser capazes de nos mantermos concentradas e empenhadas em todos os jogos, só assim conseguimos jogar como queremos e gostamos.
João Cura
Parciais: 07-40; 13-18; 12-29; 13-21
Marcha: 07-40; 20-58; 32-87; 45-108
Galitos: Linda Nunes; Maria Almeida; Catarina Brandão; Mariana Velhinho; Joana Cura; Mariana Fonseca; Rafaela Oliveira; Margarida Cura; Catarina Silva; Sofia Ribeiro; Bárbara Ferreira e Ana Antunes.
Sub-18 Masculinos derrotam Bola Basket Sub-16 Femininos vencem Ovarense Sub-16 Masculinos A perdem no Vasco Sub-16 Masculinos B vencem em Ílhavo Sub-13 Masculinos vencem em SJ da Madeira
Os Sub-18 Masculinos derrotaram o Bola Basket por 66-49 na 2ª jornada do Torneio Inter-Associações. Apesar da má entrada o Galitos/WEBER SAINT GOBAIN rapidamente passou para a frente e liderou sempre o marcador acabando por vencer naturalemte.
As Sub-16 Femininos iniciaram bem a sua participação na Taça Nacional derrotando uma equipa bem conhecida, a Ovarense por 81-51na 2ª jornada. Depois de ter adiado o jogo da 1ª jornada, o Galitos/MATSURI entrou forte e no final do 1º período já vencia por 31-24. A partir desse momento a vantagem não sofreu grandes alterações mantendo-se sempre acima das 2 dezenas.
No 2º jogo do fim de semana fora de casa os Sub-16 Masculinos A foram ao Porto perder com o Vasco da Gama por 89-45na 3ª jornada do Campeonato Nacional. Num campo tradicionalmente difícil e frente a uma equipa muito agressiva o Galitos/INDASA sentiu dificuldades para colocar em prática a sua forma de jogar.
Os Sub-16 Masculinos B foram a Ílhavo derrotar o Illiabum B por 51-64na 2ª jornada da 4ª Fase do Campeonato Distrital. Depois da vitória na jornada inaugural desta fase o Galitos/INTERNATIONAL venceu pela 3ª vez este adversário.
Os Sub-13 Masculinos foram a SJ da Madeira derrotar Sanjoanense por 2-4na 5ª jornada da 2ª Fase do Torneio Distrital. Depois da derrota na 1ª volta em casa o Galitos/PRIMUS VITÓRIA venceu de forma clara o seu adversário.
O MiniGalitos/ROYAL SCHOOL organizou mais um encontro de Sub-10 esta temporada. O encontro contou com a presença de 8 equipas, 2 do Anadia, 1 da Sanjoanense, 1 do NS de Estarreja e 4 do Galitos (1 feminina e 3 masculinas).
2ª Jornada: Albicastrense, 34 - Galitos/ERGOVISÃO, 126
Excelente atitude…
Em fim-de-semana de jornada dupla fora de casa deslocámo-nos até Castelo Branco.
Saímos cedo e após uma longa viagem entrámos decididas, agressivas na defesa, a sair rápido para o contra-ataque, fazendo boas leituras no ataque e sendo bastante coletivas e eficazes.
Apesar da pouca oposição da equipa adversária, o Albicastrense lutou até ao fim e nós mantivemos a boa atitude ao longo de todo o jogo construindo um bom resultado.
João Cura
Parciais: 10-43; 09-24; 07-29; 08-30
Marcha: 10-43; 19-67; 26-96; 34-126
Galitos: Linda Nunes; Maria Almeida; Catarina Brandão; Mariana Velhinho; Joana Cura; Mariana Fonseca; Rafaela Oliveira; Margarida Cura; Catarina Silva; Sofia Ribeiro; Bárbara Ferreira e Ana Antunes.
Seniores Femininos perdem na Maia Sub-16 Masculinos A perdem em Braga
As Seniores Femininos foram à Maia perder com o JuveMaia por 53-31na 16ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. O Galitos/PIZZARTE esteve pouco inspirado na hora de lançar ao cesto fazendo percentagens muito baixas acabou por perder frente a um adversário direto.
Em fim de semana de jornada dupla fora de casa os Sub-16 Masculinos A foram a Braga perder com o Sp. Braga por 63-55na 2ª jornada do Campeonato Nacional. Depois da vitória na jornada inaugural o Galitos/INDASA perdeu num jogo em que esteve na liderança na maior parte do tempo, mas 3 perdas de bola consecutivas nos últimos 2 minutos não permitam discutir o jogo até ao fim.
1ª Jornada: Sanjoanense, 32 - Galitos/ERGOVISÃO, 40
Vencer sem jogar bem…
Entrámos na Taça Nacional com uma vitória fora de casa e frente a um velho conhecido, curiosamente o nosso último adversário na fase final distrital.
Voltámos a vencer mas desta vez o jogo não teve, nem a mesma qualidade, nem a mesma emoção. Os ataques de ambas as equipas não estiveram muito inspirados com a pontuação a ser muito baixa. Estivemos irreconhecíveis na 1ª parte marcando apenas 16 pontos no entanto na 2ª metade melhorámos e conseguimos dar a volta ao jogo, compensando a nossa falta de inspiração com uma boa defesa que nos permitiu vencer este desafio.
Temos de voltar ao nosso registo para podermos continuar a vencer e a jogar bem como até aqui… e conseguirmos os nossos objetivos.
João Cura
Parciais: 07-04; 14-12; 03-12; 08-12
Marcha: 07-04; 21-16; 24-28; 32-40
Galitos: Maria Almeida; Rita Rodrigues; Mariana Velhinho; Joana Cura; Rafaela Oliveira; Margarida Cura; Catarina Silva; Sofia Ribeiro; Bárbara Ferreira e Ana Antunes.
As Sub-19 Femininos derrotaram o CAD Coimbra por 75-50na 4ª jornada da Taça Nacional.
Depois de 3 vitórias fora de casa o Galitos/ERGOVISÃO venceu a equipa de Coimbra no 1º jogo disputado em casa nesta competição.
As Galináceas entraram a todo gás e ao intervalo já venciam por 35-19, vantagem que foi ampliada no 3º parcial (61-31).
No restantes 10 minutos a equipa do CAD reagiu enquanto o Galitos perdeu concentração e permitiu alguns cestos fáceis ao adversário.
Na 2ª fase defrontamos o Illiabum B, Anadia, Esgueira B e Oliveirense B. Ganhámos 5 jogos e perdemos 3. Fomos o 2º melhor ataque e a 3ª melhor defesa, resultando no 2º lugar do grupo.
Mostramos evolução em relação à 1ª fase, somos agora capazes de pressionar campo todo com mais agressividade, não permitimos tantos contra ataques e somos mais colectivos ofensivamente.
Não fomos regulares na nossa prestação fruto de alterações que o grupo foi sofrendo ao longo da competição que se refletiram na nossa evolução.
Na próxima fase vamos fazer alguns ajustes no grupo com a equipa A e esperamos continuar a crescer. Temos de ter mais compromisso para treinar e para melhorar.
No Domingo, dia 21 de Fevereiro, participámos em mais um encontro no Pavilhão do Sangalhos com a estreia do atleta Sebastião.
Neste encontro tivemos pouca oposição nos 3 jogos realizados contra o GICA, Gafanha e Sangalhos femininos. Nos jogos contra o GICA e o Gafanha a atitude e a agressividade deram-nos naturais vantagens. Parabéns aos nossos atletas pelo empenho revelado em largos momentos dos jogos.
Nos próximos treinos insistiremos no jogo coletivo com incidência no passe e corta. Também a defesa hxh deve ser mais exercitada apelando a uma maior concentração individual.
No banco tivemos a estreia do Miguel Nascimento e António Pinto pais de 2 atletas que sentiram de perto as incidências do jogo e deram descanso ao “habitué” Óscar Mealha que teve a oportunidade de assistir ao jogo na bancada sem o frenesim do banco.
Obrigado ao pai do Gabriel pelo lanche oferecido no decorrer dos jogos.
Nota final para a presença dos atletas Gonçalo Jubero e Salvador Direito na final do jogo do Elimina onde representaram a nossa equipa.
Agradecimento aos pais pelo apoio e pela presença.
António Benjamim
MiniGalitos: Alexandre Naia; Bernardo Morais; Gabriel Pinto; Gonçalo Jubero; Sebastião; Manuel Santos; Miguel Mealha; Nuno Nascimento; Salvador Direito e Vasco Barbosa.
1ª Jornada: Brandoense, 58 - Galitos/WEBER SAINT GOBAIN, 75
Começar bem o Inter-Associações
Começámos com a "mão fria" falhando muitos lançamentos relativamente fáceis. Aos 5 minutos perdíamos 09-04. Conseguimos melhorar a eficácia do lançamento e passámos para a frente, acabando o 1º período já a ganhar 13-18.
No 2º período estivemos pior em termos defensivos, sofrendo 20 pontos e, apesar de estarmos sempre na frente, o jogo manteve-se fechado.
Entrando muito bem no reinício, com uma defesa mais agressiva, conseguimos fugir definitivamente fazendo um parcial de 00-16 e, gerindo a vantagem até final, apesar da reação do Brandoense.
Começámos o Inter-Associações da melhor forma, com uma vitória mas, acima de tudo, revelando uma boa evolução na qualidade do nosso jogo.
António Barata
Parciais: 13-18; 20-18; 06-22; 19-17
Marcha: 13-18; 33-36; 39-58; 58-75
Galitos: Martim Jesus, Vasco Marques, Marco Hajdic, Vasco Silva, João Afonso, Simão Verde, Tiago Alves, Alexandre Pereira, Miguel Teixeira, Pedro Gonçalves e Felipe Ferrão.
No domingo, dia 21 de fevereiro, a equipa deu continuidade à sua participação nos encontros, desta vez em Sangalhos.
Neste encontro realizámos jogos com o Sangalhos, Atómicos e GRIB.
Apesar de não termos encontrado oposição que nos obrigasse a elevar o nível de jogo, a resposta dada pela equipa nos confrontos realizados foi positiva.
Focámos a nossa atenção nas transições rápidas, maximizando a utilização do passe, e na realização do “passe e corte”.
Apesar da evolução que temos realizado, em alguns momentos ainda não fazemos uma correta ocupação do espaço, algo que dificulta as ações individuais.
A equipa manteve a intensidade defensiva que tem demonstrado e tem vindo a melhorar o posicionamento defensivo.
Neste momento, achamos que a equipa necessita de avançar para novos desafios para que continue a evoluir.
Paulo Nunes
MiniGalitos: João Francisco, Diogo Cabral, João Tavares, Guilherme Capão, Miguel Santos, Miguel Gomes, Vasco Silva, Diogo Sá, Francisco Fonseca, José Alves, Francisco Coelho e Tomé Pedro.
Este domingo, dia 21 de fevereiro, os sub-8 do MiniGalitos tiveram encontro em Oliveira do Bairro. Estiveram presentes 11 pequenos grandes atletas, que tiveram a oportunidade de jogar contra a equipa do Gafanha, do GICA e dos Atómicos.
Temos vindo a melhorar em diversos aspetos e isso ficou visível neste encontro. Ao nível da defesa, de uma forma geral, já percebemos melhor o nosso posicionamento no campo, bem como a importância de defender o jogador com bola.
Também já somos capazes de encontrar as melhores situações para lançar ao cesto. Contudo, há que continuar a aperfeiçoar a finalização e a trabalhar mais o jogo em equipa.
No decorrer do encontro houve ainda um circuito técnico individual, onde conseguimos levar à final a Lara Alves e a Luísa Cruz. A Lara foi a grande vencedora e, por isso, os nossos parabéns.
Resta agradecer a todos os pais presentes, o apoio que foi dado à nossa equipa.
Bárbara Cordeiro
MiniGalitos: Luís Semblano, Gabriel Rocha, Luísa Cruz, Nuno Pereira, Lara Alves, Joseph Gamelas, Clara Sofia, Guilherme Nunes, Guilherme Pires, Simão Lemos e Vasco Rocha. Treinadoras: Bárbara Cordeiro e Inês Araújo.
5ª Jornada: Galitos/FLOR DE AVEIRO, 41 – Sanjoanense, 32
Rumo ao título - Capítulo V - GO BIG OR GO HOME!
14 de Fevereiro de 2016, chegava finalmente a tão ansiada final contra a equipa da Sanjoanense que tinha feito até então uma final six como nós, sem qualquer derrota.
Início com o nervoso miudinho à flor da pele, o coração a bater rápido fez com que não conseguíssemos ter sucesso no 1º período e saímos a perder 6-12.
Início do 2º período mais confiantes que nunca rapidamente passámos para a frente do marcador de onde não mais sairíamos até ao fim do encontro. Neste 2º parcial marcamos 10 pontos e apenas permitimos que o adversário marcasse 1.
O intervalo chegava e já vencíamos embora por uma margem mínima, 16-13.
A confiança, determinação e crer eram tantas que tínhamos a certeza que iriamos vencer. Uma entrada forte fez com que a diferença no fim do 3º período fosse de 9 pontos.
Uma atitude fantástica, uma boa dinâmica de equipa e um acreditar fez com que o tão ambicionado título fosse nosso.
Foi com casa cheia da nossa gente, pais, amigos e atletas que nos sagramos campeãs distritais de 2015/16 e isso já ninguém nos tira. Fomos campeãs com todo o mérito!.
Aos atletas do clube que nos ajudaram na fantástica organização, especialmente ao Luís, ao João e ao Romão assim como a toda a direção que sempre nos apoiou, o nosso agradecimento.
Aos nossos pais não há palavras para descrever o que têm feito e dado a esta equipa, muito obrigada o vosso apoio foi, é e será fundamental.
Estas miúdas sabem bem o que é sentir o clube e procuram sempre honrar o seu compromisso, disso temos a certeza. Ficaremos para sempre ligadas ao Clube do Galitos como a 1ª equipa sub-14 feminina a ser campeã distrital.
Como os parciais mostram, equilíbrio foi a nota dominante de um jogo intenso, de muita emoção, mesmo sendo um resultado com pontuação baixa, nem sempre bem jogado, com as defesas a serem superiores aos ataques e a baixa percentagem do tiro exterior a ter influência no desfecho final.
Soubemos estar no jogo mesmo estando muitos minutos atrás das adversárias, mas sem nunca deixar o marcador fugir do nosso alcance.
No último e derradeiro período, com uma defesa bem montada e já adaptada ao que as adversárias estavam a fazer, anulamos os pontos fortes e conseguimos passar para frente nos primeiros instantes e não sair mais da frente, arrancando uma vitória preciosa para as nossas pretensões.
Parabéns a toda a EQUIPA.
José Guerreiro
Parciais: 13-14; 08-09; 11-11; 12-07
Marcha: 13-14; 21-23; 32-34; 44-41
Galitos: Ana Matias; Mariana Oliveira; Rita Andrade; Inês Afonso; Maria Cristo; Inês Franco; Marisa Armada; Raquel Soares; Ana Teresa e Mónica Ré.
A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita o atleta Sub-10 e Sub-12 do MiniGalitos Gonçalo Juberopelos seus 10 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.
A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita o atleta Sub-10 e Sub-12 do MiniGalitos Rafael Lopespelos seus 10 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.
Parceria formalizada entre a Pastelaria FLOR DE AVEIRO e o Basquetebol Galináceo
Na sexta-feira, dia 12 de feveiro no 1º jogo da Fase Final Distrital de Sub-14 Femininos brilhantemente conquistada o Galitos e a Pastelaria Flor de Aveiro formalizaram o acordo de parceria com a assinatura do protocolo de cooperação.
Neste ato esteve presente a responsável da Flor de Aveiro, a Sra Maria de Lurdes e o presidente da seção de Basquetebol, Jorge Naia para a assinatura do protocolo na presença de uma atleta da equipa que ofereceu um equipamento oficial de jogo e um poster da equipa.
A Seção de Basquetebol agradece a confiança da Flor de Aveiro e espera poder retribuir o apoio desejando que este protocolo seja duradouro.
4ª Jornada: Galitos/FLOR DE AVEIRO, 65 – Atómicos, 12
Rumo ao título - Capítulo IV
No
último dia da competição defrontámos a equipa dos Atómicos,
teoricamente a equipa com menos experiência, mas a nossa entrega e
determinação teria de ser a mesma, procurar resolver o jogo o mais
rápido possível para podermos ter o menos desgaste possível e estarmos
bem para a final que nos esperava à tarde.
Primeiro período 19-02, intervalo 39-04 o que permitiria uma gestão de esforço até ao fim do encontro.
Não há muito para descrever uma vez que a diferença entre as 2 equipas é bastante grande.
O nosso foco estaria agora e já virado para o encontro com a Sanjoanense.
A 2ª volta começava com os Atómicos, os atletas estavam como sempre entusiasmados por irem jogar basquete e confiantes pelo desempenho que vêm demonstrando jogo após jogo.
A entrada foi irregular, tendo sido necessário bastante tempo para assentar ideias e conseguir desenvolver minimamente as ações preparadas nos treinos. Mesmo sem estar a desenvolver o seu estilo de jogo característico, o 1º período acabou com o resultado positivo.
Nos períodos seguintes continuou o basquete incaracterístico, preferiam-se as jogadas individuais com maratonas de dribles em detrimento do jogo de equipa que torna o jogo simples e espetacular. As tomadas de decisão menos adequadas não ajudavam e ações em que normalmente temos sucesso estavam destinadas a falhar. Com o insucesso acentuaram-se as dificuldades em saber ultrapassar as adversidades e a ânsia de resolver as situações levou a jogar cada vez de forma mais individual.
No último período e com o resultado decidido, conseguiu-se colocar em prática o que se preconiza, o que se treina arduamente e com afinco e o resultado não podia ser mais claro. O jogo de equipa veio ao de cima, o utilizar o passe e corta para progredir no terreno e para arranjar soluções de concretização simples, a execução das ações com intensidade e o querer levou a um resultado positivo neste parcial.
De realçar em termos estatísticos a baixa percentagem de lançamento, o baixo número de ressaltos ofensivos conseguidos e de roubos de bolas e um elevado número de turnovers que ilustram de forma perfeita o que se passou em campo.
Foi claramente o desempenho menos conseguido desta época e onde não se conseguiu que os atletas tivessem um desempenho ao nível daquilo do que são capazes.
Galitos: Manuel Ré, Gonçalo Pereira, Rodrigo Correia, João Natálio, Rodrigo Baptista, Afonso Xavier, João Rocha, Gustavo Nunes, Rodrigo Fartura, Pedro Serrano e Tiago Pires.
Sub-19 Femininos vencem em Gouveia Sub-18 Masculinos vencem em Paços de Brandão Sub-16 Masculinos B derrotam ENESSE
No 2º jogo fora do fim de semana as Sub-19 Femininos venceram em Gouveia por 45-108 na 3ª jornada da Taça Nacional. Apesar da vitória folgada o Galitos/ERGOVISÃO esteve menos intenso e mais desconcentrado do que na véspera.
Os Sub-18 Masculinos iniciaram da melhor forma a sua participação no Torneio Inter-Associações ao derrotar o Brandoense por 58-75 em Paços de Brandão na 1ª jornada. Num jogo muito duro o Galitos/INDASA esteve sempre na frente exceto nos minutos iniciais.
Os Sub-16 Masculinos B iniciaram a sua participação na nova Fase do Campeonato Distrital derrotando o conhecido ENESSE por 57-28 na 1ª jornada desta 4ª Fase. Frente a um adversário que defrontámos pela 4ª vez o Galitos/INTERNATIONAL obteve mais uma vitória
As Sub-13 Femininos perderam com o Illiabum por 1-5na 3ª jornada da 2ª Fase do Torneio Distrital. O Galitos/ATRIUM não esteve bem, principalmente na defesa acabando por perder.
Os Sub-13 Masculinos perderam com os Atómicos por 2-4na 4ª jornada da 2ª Fase do Torneio Distrital. O Galitos/PRIMUS VITÓRIA alternou bons desempenhos em alguns parciais com outros menos conseguidos acabando por perder.
Participámos hoje em mais 2 encontros de Minibasquete, os Sub-12 do MiniGalitos/SENDA estiveram com 2 equipas em Sangalhos e os Sub-8 do MiniGalitos/ROYAL SCHOOL com 1 em Oliveira do Bairro.