CARNIDE SAGRA-SE CAMPEÃO
Bate Sporting na final
O Pavilhão Multiusos de Tábua foi palco da final da Taça Nacional de sub-19 femininos entre as equipas do Carnide e a Associação de Basquetebol do Sporting. Apesar de uma reação da equipa leonina durante a 2ª parte, o Carnide acabou por conquistar o troféu, num jogo em que comandou desde a bola ao ar. (59-44).
No jogo dos 3º e 4º lugares, o Galitos/Pizzarte levou a melhor sobre a formação do União Sportiva A (69-60), num jogo apenas decidido no último período. Uma palavra ainda para a organização desta fase final, excelente, a contribuir para que nada faltasse ao espetáculo, pelo que naturalmente tudo correu da melhor forma.
No jogo da final, o Carnide entrou muito bem no jogo e rapidamente construiu uma vantagem pontual que o colocou numa posição extremamente favorável para conquistar este troféu. A Associação de Basquetebol do Sporting, para além de sentir dificuldades para fazer pontos no ataque, na defesa também não conseguia condicionar a eficácia ofensiva do conjunto de Carnide. Com pouco mais de 10 minutos jogados o Carnide já vencia por 26-5, obrigando desde muito cedo às sportinguistas a terem que correr atrás do prejuízo.
Algo que a equipa leonina seguiu à risca, já que nos primeiros segundos do 3º período, o Sporting estava a quatro pontos de distância do seu adversário (38-42). E quando parecia que eram as jogadoras leoninas que estavam por cima no jogo, eis que o Carnide responde com um parcial de 10-0 e mata em definitivo com o jogo (52-38).
Sem ter dominado em absoluto a luta das tabelas (47-42), os 27 ressaltos ofensivos conquistados pelo Carnide valeram segundos lançamentos e posses de bola, bem como os 40 turnovers cometidos pelo Ass. Basquetebol do Sporting em nada contribuíram para o sucesso da equipa nesta final.
A jovem Ana Rua (10 pontos e 8 ressaltos) efetuou mais uma prestação positiva, tendo sido bem secundada por Madalena Rodrigues, autora de 6 pontos e 12 ressaltos.
Na formação sportinguista, Nazaré Lopes (12 pontos e 12 ressaltos) e Mafalda Marques (12 pontos e 10 ressaltos) bem lutaram pela conquista do troféu.
Galitos/PIZZARTE termina em 3º lugar
A última vez que a equipa do União Sportiva esteve no comando do jogo o marcador assinalava 6-5, favorável às açorianas. Não mais as insulares voltaram à liderança, o mesmo não quererá dizer que não discutiram o jogo até ao final. A quatro minutos do intervalo, a equipa do Galitos chegava à vantagem na casa das dezenas (27-17), a mesma que se registava em tempo de descanso (38-28).
Sem nunca ter conseguido ameaçar verdadeiramente a liderança da formação de Aveiro, no 3º período as açorianas estiveram sempre a perder por desvantagens na casa das unidades. Eram oito os pontos que o Galitos dispunha para gerir no derradeiro quarto, mas quando faltavam cerca de 6.30 minutos para o final, e depois de um triplo convertido por Helena Tavares, o União reduz para dois pontos a diferença (56-58).
Quatro pontos consecutivos permite à equipa de Aveiro respirar um pouco, bem como restabelecer-se no comando do jogo. Com 2.20 minutos para jogar, o Galitos vencia por seis pontos (66-60), e não mais as açorianas somaram qualquer ponto até ao final do jogo, fazendo que o Galitos/PIZZARTE fosse 3º nesta fase final.
Uma dupla de Marianas, Oliveira (25 pontos e 14 ressaltos) e Lima (25 pontos e 7 ressaltos), esteve em grande evidência na equipa do Galitos. Já no União, Patrícia Monteiro (14 pontos e 7 ressaltos) voltou a realizar um jogo muito positivo, e Micaela Coelho ficou muito próxima de um duplo-duplo (11 pontos e 9 ressaltos).
in FPB