3ª Jornada:
GICA 44 – Galitos 45
Concentração mostrou-se arma forte para a 3ª vitória consecutiva
Num jogo que se avistava um pouco complicado devido a vários factores, entre eles lesões de atletas, jogo sem arbitragem, pavilhão difícil de jogar devido à constante pressão da sobre as equipas adversárias, levando-as à desconcentração, as nossas atletas mostraram que têm vindo a evoluir e a melhorar vários aspectos. Uma dessas características é a concentração, já tendo disputado jogos que não nos conseguimos concentrar nem sequer durante 4 a 5 minutos seguidos.
Iniciámos a partida com as atletas um pouco desconcentradas e nervosas, penso que pelo facto de termos vindo ganho os últimos 2 jogos e não quererem perder a oportunidade de continuarem em 1º lugar deste grupo. Mesmo assim conseguimos vencer o 1º período por (8-12).
A constante pressão vinda da bancada e de uma alteração a nível defensivo da equipa adversária fez com que a nossa se desconcentrasse ainda mais, o que nos levou a cometer alguns erros. A nível defensivo íamos estando bem, pois só permitimos que durante o período inteiro o GICA marcasse 9 pontos mas quanto ao ataque não fomos aproveitando muitas oportunidades de cesto fácil. Perdemos este período mas chegámos ao intervalo a vencer (17-19).
Se no jogo anterior o 3º período tinha sido a nossa melhor fase de jogo, nesta partida esta fase foi a pior, pois permitimos à equipa adversária 2 parciais praticamente seguidos de (4-0) o que fez com que a mesma vencesse o período (10-15).
Na entrada para o último parcial a equipa entrou mais concentrada e com mais espírito de grupo, começando a reagir e a mostrar que tinha capacidade para gerir o jogo. A ajuda vinda do banco também se mostrou preciosa, num pavilhão onde os adeptos da equipa da casa não dão descanso ao adversário e onde a pressão sobre o jogo é grande.
Fomos muito mais ofensivos, mostrámos organização e utilizámos algumas alternâncias defensivas ser perder coesão e mostrando muita vontade de conquistar a bola.
Ganhámos o período por 4 pontos (12-16) e a segundos do fim, com essa mesma vantagem de 4 pontos, uma jogadora do GICA lançou praticamente da zona de lance livre e o árbitro considerou lançamento de 3 pontos. Mesmo assim acabámos por ganhar o jogo por 1 ponto (44-45). Tirando esta decisão é de salientar que tivemos uma boa arbitragem sem árbitros oficiais, por parte de um jovem do GICA e do João Pedro atleta do Galitos.
Soubemos gerir muito bem o jogo na parte decisiva e conquistámos uma preciosa vitória que é a 3ª consecutiva.
Um agradecimento especial ao árbitro de serviço, o João que mostra poder de decisão e autoridade. Esperemos que ele continue a ter humildade e que continue a desenvolver o bom trabalho que tem realizado, tal como nós, para que cada vez mais possamos estar mais fortes e com mais qualidade no nosso jogo.
Nuno Cruz
Parciais: 8-12; 09-07; 15-10; 12-16
Marcha: 8-12; 17-19; 32-29;
44-45
Galitos: Sara Souto (3), Joana Reis (6), Sara Santos (18), Francielle França, Renata Santos (10), Ana Samy (3), Sara Pinto (4), Karen Silva, Andrea Silva (1) e Ana Figueiredo.